Aqui estão algumas sugestões vossas sobre as especialidades culinárias portuguesas.
- Pratos da Marinha Grande, por Tamara João (Essen).
Sopa do Vidreiro
Esta sopa constituía o habitual almoço dos vidreiros. As mulheres ou as filhas levavam-lhes o almoço, que comiam no pátio das fábricas.
O bacalhau era um alimento que então não era muito caro. No entanto, para aqueles que não tinham possibilidades, esta sopa era feita com água de cozer uma pequena posta de bacalhau que em pequenos bocados dava para mais gente, ou só com os rabos de bacalhau, pois as postas davam para outra refeição.
Ingredientes:
- Pão partido aos bocados
- Broa em pequenos bocados
- Bacalhau: bocados ou lascas
- Batatas cozidas
- Ovo escalfado
- Alho
- Azeite cru
- Água
Confecção:
Numa tigela grande colocam-se os bocados de pão e de broa e os dentes de alho partidos ou esmagados. Rega-se com azeite cru. Seguidamente, juntam-se as batatas cozidas, cortadas às rodelas e os pedaços de bacalhau. Sobre tudo, deita-se a água de cozer o bacalhau, bem quente, em quantidade suficiente para depois de ensopar o pão ainda restar caldo. No fim, juntam-se os ovos escalfados.
Caldo Verde
Ingredientes:
- 2 batatas médias
- 1 tablete de caldo de galinha
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher ( sopa ) rasa de sal ou a gosto
- 5 chávenas (chá) de água
- 1 chávenas (chá) de couve manteiga cortada em tiras
- 1 linguiça calabresa defumada cortada em rodelas
Confeção:
Na panela de pressão, coloque a batata, caldo de galinha, óleo, água e sal. Cozinhe por cerca de 10 minutos, começar a contar o tempo depois que a panela começar a chiar, até a batata desmanchar. Em seguida, bata tudo no liquidificador. Acrescente as rodelas de calabresa e ferva. Desligue o fogo e adicione a couve manteiga. Na hora de servir, coloque um fio de azeite ou croutons.
Sem comentários:
Enviar um comentário